Friday, January 19, 2007

REFORMA POLÍTICA

REFORMA POLÍTICA
A reforma política que até a campanha de outubro de 2006 aparecia como ponto central da agenda de mudanças estruturais parece não ser mais prioridade para a maioria dos deputados e conseqüentemente para esse governo. Mesmo assim essa questão deve continuar merecendo atenção especial desse segundo governo Lula e não poderá deixar de fazer parte das prioridades do governo. Ao tratar desse tema, é necessário estabelecer quais os pontos que são realmente essenciais envolvendo a reforma política, quais os que são secundários e quais os que, levados à prática, representariam um retrocesso no nível em que se encontra o exercício da democracia no País.
Entre as propostas de reforma política que devem ser postas em discussão, ao longo dos próximos quatro anos, já que dificilmente a reforma sairá esse ano, haja vista que os próprios parlamentares já admitem essa possibilidade, existem sem dúvida, aquelas que devem merecer atenção prioritária. São aquelas que corrigem distorções no sistema de representação popular, que, a nosso ver, seriam a realização de eleições para cargos eletivos federais e estaduais em uma mesma data. A realização de duas eleições no espaço de quatro anos vem debilitando o caráter nacional dos partidos políticos, minando sua unidade e disciplina e além disso, propiciando alianças espúrias e viciando os resultados dos pleitos, como vimos na eleição passada aqui no Rio Grande do Norte. Esse sistema em vigor acaba comprometendo a qualidade da representação popular nas instituições do poder político. Outro ponto importante para a reforma política é a forma de representação dos Estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, que hoje não respeita nem o princípio da proporcionalidade prevista na Constituição, nem o princípio do sufrágio universal, uma das cláusulas pétreas da nossa Carta Magna.
Por tudo isso, a reforma política se faz necessária e urgente. È necessário que a sociedade civil organize um movimento popular bem estruturado para força os parlamentares a realizarem imediatamente a reforma política, caso contrario essa reforma não será realizada nesse governo.



Souza busca contornar situação desfavorável
A prefeitura de Areia Branca está desencadeando um programa de longo alcance com abrangências nos bairros e conjuntos residências da zona urbana e também nas comunidades rurais do município. A iniciativa do programa visto como uma espécie de “Prefeitura nos Bairros”. Trata-se de uma iniciativa do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), de reduzir as criticas que sua administração vem sofrendo em conseqüência da falta de políticas voltadas para o interesse coletivo da grande massa que tem criticado de forma substancial seu modelo administrativo.
Nos últimos dias o prefeito tem ressaltado junto a sua equipe a importância dessa aproximação com as comunidades, objetivando ouvi as comunidades mais distantes e junto com seus representantes discutirem os anseios dessa população e a melhor maneira de atendê-los.
O prefeito vem se reunindo com o secretariado, traçando o cronograma das atividades e definindo o que será oferecido, em termos de serviços, a cada local visitado. Dentre os muitos benefícios definidos para o programa, estão oficinas e palestras educativas; audiência comunitária; atividades esportivas e ruas de lazer; ações culturais e educativas; emissão de documentos; e atendimento médico e odontológico.
E não são apenas as ações cidadãs que têm vez no programa.
A primeira ação de impacto, dentro dessa nova proposta de prestação de serviços à população, será desenvolvida na Ponta do Mel que essa semana se reunir com o prefeito para exigir que seja revista a política que trata da retirada dos barracos localizados na orla da praia assim como a remoção de casas e cercas. Tida como a comunidade mais populosa do Município, a prefeitura decidiu levar a efeito uma programação que teve inicio quinta-feira, 18, e vai até amanhã dia, 21, encerrando as festividades alusivas ao padroeiro da vila, São Sebastião.
FESTA – Há dias a prefeitura vem se mantendo presente na comunidade, que desde o dia 10 passado vive intensamente os festejos alusivos ao seu padroeiro, São Sebastião. A programação culminará neste sábado, 20, com a tradicional procissão, às 16h, seguido da missa solene de encerramento e descida das bandeiras.
Ainda como parte da programação festiva, haverá o concurso “A Mais Bela Voz” onde serão conhecidos os valores artísticos locais, com premiação para os três primeiros colocados. Ainda no sábado, haverá festa dançante no Galiamar Clube.
O ponto alto da programação social que encerra os festivos de São Sebastião, em Ponta do Mel, será o show com a banda Grafith, no domingo, 21. Mais uma vez a prefeitura de Areia Branca atendeu o pedido da população da vila/praia em relação à atração musical, que é a preferida dos moradores de Ponta do Mel e das localidades vizinhas.


Eugenio Alves destaca sucesso da festa de São Sebastião
Depois de 10 dias de muita comemoração e alegria dentro de um clima da mais profunda paz entre os participantes está se encerrando neste sábado os festejos alusivos ao padroeiro de Caraúbas, São Sebastião. Para o prefeito, Eugenio Alves a exemplo dos demais caraubenses e participantes da festa, as comemorações desse ano superaram em muito a festa realizada no ano de 2006. Além da maior participação popular nos eventos religiosos e sociais a festa trouxe de volta a cidade o clima de harmonia e paz que sempre marcou a historia das comemorações em louvor ao santo padroeiro, onde as famílias se divertem na praça de eventos com tranqüilidade. A festa que em sua parte social proporcionou aos participantes a oportunidade de ver de pertos as grandes bandas de forró que fazem parte do cenário nacional como a banda local, Saia Rodada, maior fenômeno de vendas do gênero no ano de 2006 levou a Praça de eventos milhares de pessoas dos mais diversos pontos do estado, lotando o espaço todas as noites. “Sem nenhum exagero podemos dizer que a festa de São Sebastião caminha hoje para ser o maior evento religioso da região Oeste depois da festa de Santa Luzia em Mossoró. Não houve um dia sequer que a praça de eventos não reunisse um publico superior a cinco mil pessoas. Isso para uma cidade do porte de Caraúbas representa um excelente publico. Tudo isso, graças ao trabalho da equipe responsável pela organização da festa, e da confiança e reconhecimento do povo em nossa administração”, acrescenta.
O prefeito mais uma vez destacou o trabalho desenvolvido pelo vice-prefeito, Assis Batista que acompanhou de perto toda a organização do evento oferecendo suporte aos visitantes e garantindo a todos os visitantes, conforto e alegria. Durante as comemorações o prefeito, Eugenio Alves recebeu um grande numero de convidados entre os quais representantes da imprensa, políticos, músicos e representantes de entidades sociais. “Procuramos convidar essas pessoas para que elas que são formadoras de opinião possam dá seu testemunho de que a cidade de Caraúbas vive hoje uma nova realidade. Caraúbas sempre teve um povo hospitaleiro e gentil, mas durante muito tempo isso ficou esquecido. Nossa proposta é resgata essa imagem da cidade junto ao cenário norte-rio-grandense e nacional. Além disso, quem retornou a cidade esse ano pode ver o quanto Caraúbas mudou em termos de infra-estrutura e qualidade de vida, pelas obras que já realizamos e as que continuamos desenvolvendo”, destaca.
A festa de Sapo Sebastião será encerrada na tarde desse sábado(20) com a realização da tradicional procissão pelas principais ruas da cidade e logo depois a missa campal na Igreja Matriz de São Sebastião. Toda a porte religiosa do evento foi coordenada pelo pároco local, Paulo Brasil.


João Maia em Caraúbas
Durante a visita que fez ao município de Caraúbas na ultima quinta-feira(18), paara prestigiar a festa de São Sebastião padroeiro da cidade, o deputado federal, João Maia(PL) pôde sentir mais uma vez o quanto é querido e bem visto na cidade. Sempre ao lado do prefeito, Eugenio Alves e do vice-prefeito, Assis Batista, João Maia caminhou pela Praça de Eventos comprimentando os populares e participou do leilão reaizado pelos "Caboclos".A todo momento o deputado recebia eleogios dos presentes pelo seu jeito simples de ser e fazer política.


João Maia vai á Baraúna
O deputado federal João Maia(PL) disse que está muito satisfeito com a posse de Aldicvon Nascimento como novo prefeito de Baraúna. Segundo o deputado, Aldivon é um companheiro de longa data e tem o perfil de um administrar preocupado com o desenvolvimento. Ele disse que nesse primeiro momento vai aguarda um pouco para que o novo prefeito de Baraúna possa se situar como prefeito, mas em fevereiro deverá realizar um vista a cidade para saber do prefeito em que ele e o PL poderão ajudar ao novo prefeito e ao povo de Baraúna. “A exemplo do que estamos realizando em outros municípios, vamos colocar a disposição do amigo e ao companheiro de longas jornadas, Adivon Nascimento e o povo de Baraúna o nosso mandato. Faremos o que for possível para ajudar essa importante cidade que tem um peso importante na economia do nosso estado”, afirma João Maia.


Tô com medo
Depois de escapar da cassação do mandato por compra de votos na eleição de 2004, o prefeito Braz Costa corre agora contra o tempo para tentar impedir o que para muitos é inevitável. O julgamento que deveria ter ocorrido na sessão da ultima quinta-feira(18) no Tribunal Regional Eleitoral(TRE), não foi realizado porque o desembargador Magnus Delgado pediu vistas no processo que dispõe sobre sua cassação. Até a próxima semana a matéria deverá voltar ao plenário para ser apreciado. Até lá o prefeito respira aliviado. Será mesmo?


Julgamentos
Quem também escapou de julgamento na quinta-feira(18) foram os prefeitos de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, o Souza e o de Rudson Lisboa (Goianinha) que podem ser julgados na próxima semana. Estão para serem julgados também os processos de pedido de cassação dos prefeitos de Macau, Flávio Veras e de Severiano Melo, Silvestre.



Fumac
Os Conselhos do Fundo Municipal de Apoio Comunitário (FUMAC) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do município de Messias Targino, tiveram suas diretorias renovadas para um mandato de dois anos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino Pôla Pinto, foi eleito presidente do Conselho do Fundo Municipal de Apoio Comunitário (FUMAC) e Alexandre Jales Dantas representando a Associação da comunidade Alagamar também foi eleito secretario do referido conselho. Já o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) também elegeu sua diretoria executiva sendo Paulo Rodrigues Dantas presidente (foto), Helena Jâcome de Lira Vice-presidente, Eliane Fernandes de Almeida primeira secretária e Aderson Augusto na condição de segundo secretário.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home