Saturday, January 20, 2007

AS MINAS DO REIO SALOMÃO

SALOMÃO GURGEL QUER SUPENDER PAGAMENTO DE COMISSIONADOS

JANDUÍS – Tomei conhecimento através de amigos e colaboradores que o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel está tentando implantar reformas em sua administração. Um,a das primeiras medidas tomadas pelo médico e prefeito de Janduís será a redução do número de secretarias municipais. Das oito hoje existentes o prefeito pretende ficar com apenas quatro. Segundo as informações repassadas ao blog, a atitude de Salomão Gurgel faz parte do novo organograma da prefeitura, que visa enxugar a maquina administrativa e tornar ainda mais eficiente a administração municipal. Com relação aos cargos comissionados o prefeito já decretou a suspensão do pagamentos de todos os servidores comissionados pelos próximos três meses. Os salários só serão repassados aos comissionados depois de 90 dias em parcelas que serão dividas em mais 90 dias. O prefeito já teria lançado o ultimato “quem não aceitar essas condições estaria“livre para buscar outra alternativa”. Ao que parece a proposta do prefeito de Janduís é fazer com que as finanças do municípios possam se estabilizar. Apesar de administrar o município a distancia, já que passa maior parte do tempo em Caicó e Natal, Salomão Gurgel está atento ao que acontece com as finanças de Janduís.
Outra atitude que vem causando estranheza no meio político da região é o fato do prefeito está enviando a Câmara Municipal de Janduís tão local logo sejam retomadas as atividades do Legislativo local, um Projeto de Lei que estabelece a redução dos salários do prefeito e do vice-prefeito. Para alguns vereadores locais a atitude do prefeito tem como único propósito colocar a opinião publica contra os vereadores. Eles temem que sendo aprovado esse projeto de redução dos salários do prefeito e do vice a população passe a cobrar dos vereadores a redução dos seus próprios salários. Se realmente for enviado ao legislativo de Janduís o projeto deverá gerar grande repercussão na cidade.
Para os analistas locais as atitudes do prefeito aparecem como uma forma de compensar o fato do mesmo não ter conseguido aprovar a oficialização Código Tributário. O Código que é um instrumento de cobrança de impostos pelos municípios, garantido pela Constituição Federal que visa oferecer os municípios de pequeno porte a ampliação da arrecadação. Muitos municípios que estão classificados com o coeficiente 0.6 no Fundo de Participação dos Municípios(PFM), estão oficializando o Código Tributário como forma de manter suas finanças em dia, tendo em vista que as quedas no FPM tem aumentado significativamente nos últimos anos. O Código Tributário garante aos Municípios a cobrança de impostos como o IPTU, ISS e ICMS entre outros. A cobranças desses impostos tem conseguido aumentar a arrecadação de municípios como Tibau, que já se utiliza, do Código Tributário.


SHIRLEY TARGINO ANUNCIA NOVAS OBRAS
A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino está anunciando uma série de obras que foram asseguradas através de parceria com o governo federal para o município. Essas obras devem ser iniciadas ainda nesse primeiro trimestre de 2007. Entre as obras estão a construção de 100 unidades habitacionais onde os recursos já estão assegurados e toda a documentação já está sendo remetida á Caixa Econômica Federal, a construção do Abatedouro Publico Municipal é outra obra que também já está assegurada pelo governo federal. Segundo a prefeita para o inicio dessa obra falta apenas a licitação para definir a empresa que vai realizar a obra. “Além dessas duas importantes obras, nos estaremos recebendo em breve uma ambulância Dukato, totalmente equipada que já foi licitada e será comprada numa revendedora de veículos de Mossoró que venceu a licitação. Está garantida também a reforma total da Praça da Matriz que aparece como uma antiga reivindicação da população messiense”, acrescenta a prefeita.


INICIADA PRIMEIRA ETAPA DA RECUPERAÇÃO DA BR-226
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) iniciou as obras de recuperação da BR-226 entre Campo Grande e Patu, o que acabou trazendo alívio para todas as comunidades que residem e trafegam naquela região. Nessa primeira etpa da obra o DNIT está realizando uma operação tapa-buraco para que os motoristas tenham condições de trafegar na rodovia com segurança e sem risco de quebrar a suspensão ou danificar os pneus. Numa segunda etapa, conforme informações do diretor do DNIT, José Narcélio Marques de Souza, será colocada uma camada asfática para evitar que a chuva possa se infiltrar por rachaduras constantes em quase toda a extensão da rodovia e volte a danificar a pista de rolamentos provocando o aparecimento de novos buracos.



METEOROLOGISTAS
A conclusão que os meteorologista chegaram, após a realização do IX Worshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino, realizado na semana passada em Fortaleza-CE foi que o inverno deste ano deve ser normal. Para o próximo mês está previsto um novo encontro entre os meteorologistas. Dessa vez o encontro será realizado na cidade de Currais Novos, aqui no Rio Grande do Norte. Veremos se manterão o diagnóstico de inverno normal ou se haverá mudanças. Se depender das previsões feitas no inicio do ano passado certamente esse ano deveremos ter um inverno bem abaixo da média, já que em 2006 esses mesmos meteorologistas chegaram a afirma que 2006 seria um ano de seca e tivemos um ano com inverno regular.


APODI PEGANDO FOGO
Deu no blog do jornalista, Jotta Paiva que a Assessoria Jurídica da Coligação Apodi para Todos, que há mais de dois anos entrou com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER/RN) contra o prefeito do município de Apodi, médico José Pinheiro Bezerra (PMDB), está com cópias de depósitos bancários que podem levar a Justiça Eleitoral confirmar a cassação do mandato do prefeito de Apodi. Como o nome da vice-prefeita, Gorete Pinto também aparece na denuncia é possível que caso seja confirmada a cassação do prefeito a vice também seja incluída no pacote. Dessa forma o ex-prefeito, Evandro Marinho de Paiva, o Vandinho assumira a prefeitura para administrar pelos próximos dois anos. Tudo é possível.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home